Faculdade Murialdo

Quero me inscrever
Quero mais informações
2.520 horas aulas
Noturno
6 semestres
Unidade Ana Rech


Coordenador

Profª. Drª. Fernanda Flores

 

Autorização

Portaria nº 387, de 23 de setembro de 2011

 

Renovação de Reconhecimento

Portaria Nº 135, de 1° de março de 2018

Graduação Superior de Tecnologia em Agronegócio

 

O Agronegócio representa o pilar da sustentabilidade econômica devido ao seu caráter multidisciplinar que envolve dogmas de diferentes áreas profissionais. As atuais demandas do mercado do Agronegócio demonstram a importância e necessidade da formação de um gestor rural, empreendedor, capacitado e responsável por criar uma nova identidade no meio rural. A mudança nas bases dos conceitos sócio rural, sociopolítico e sociocultural é fundamental neste novo caminho claro e objetivo que é o profissionalismo na cadeia produtiva do Agronegócio.

 

O curso de Tecnólogo em Agronegócio da FAMUR iniciou suas atividades em 2012 e tem seu Projeto Pedagógico fundamentado no Ensino Investigativo que propõe uma grade curricular interdisciplinar focada na problematização de questões atuais do mundo do agronegócio.

 

O objetivo do curso é formar um profissional capaz de propor soluções tecnológicas para o desenvolvimento de agronegócios a partir do domínio dos processos de gestão da organização onde atua, entendendo-a como integrante de uma cadeia produtiva a ser integrada e organizada.

 

No ano de 2016 o curso atingiu nota 5 (cinco) no ENADE, confirmando a qualidade na execução do seu Projeto Pedagógico.

 

Grade curricular em Tecnólogo em Agronegócio

  • Grade Curricular
  • Áreas de Atuação
  • Perfil do Egresso
  • Corpo Docente
  • Programa de Bolsas
  • Falar com o Coordenador
  • Imprimir Grade Curricular
    Atividades Complementares do Curso de Agronegócio - Carga Horária: 72

    As disciplinas eletivas contemplam o programa escolhido pelo acadêmico para o seu curso proporcionando-lhe uma maior profundidade na abordagem de assuntos específicos ou fornecendo um conjunto abrangente de temas do seu maior interesse. Em cada semestre o aluno será orientado pelo coordenador de curso, no ato da matrícula.

     

    Última alteração realizada em 29/04/2021

    Regulamento para validação de horas complementares

    Download

     

  • Área de Atuação


    De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (a Portaria MEC nº 413, de 11 de maio de 2016) o campo de atuação engloba cooperativas e associações; empresas agropecuárias; de comercialização de insumos e produtos agropecuários; de distribuição de produtos do agronegócio; de planejamento e desenvolvimento de projetos; assessoramento técnico e consultoria; organizações não-governamentais; órgãos públicos e instituições de ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.

     

    A Resolução nº 313 do Confea, de 1986, dispõe que os tecnólogos em seu exercício profissional podem ter, entre outras, as seguintes atribuições: elaboração de orçamentos; padronização, mensuração e controle de qualidade; condução de trabalho técnico; condução de equipe de instalação, montagem, operação, reparo ou manutenção; execução de instalação, montagem e reparo; operação e manutenção de equipamento e instalação; execução de desenho técnico.

     

    Sob a supervisão de Engenheiros, Arquitetos ou Engenheiros Agrônomos, os tecnólogos podem realizar a execução de obra e serviço técnico; fiscalização de obra e serviço técnico; produção técnica especializada.

     

    Ainda, quando enquadradas, exclusivamente, no desempenho das atividades descritas anteriormente, os tecnólogos poderão exercer as seguintes atividades: vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico; desempenho de cargo e função técnica; ensino, pesquisa, análise, experimentação, ensaio e divulgação técnica, extensão.

     

  • Perfil do Egresso


    O Curso visa formar um Tecnólogo em Agronegócio capaz de propor soluções tecnológicas competitivas para o desenvolvimento de negócios na agropecuária a partir do domínio dos processos de gestão e das cadeias produtivas do setor. Os profissionais formados neste curso serão capazes de realizar: prospecção de novos mercados; análise de viabilidade econômica; identificação de alternativas de captação de recursos e; beneficiamento, logística e comercialização de produtos.

     

    Ademais, o profissional do Agronegócio está atento às novas tecnologias do setor rural, à qualidade e produtividade do negócio, definindo investimentos, insumos e serviços, visando à otimização da produção e o uso racional dos recursos.

     

  • Corpo Docente


    Nome Titulação Tempo de Casa Regime de Trabalho
    Bernardete Chiesa Mestra Ver Lattes Parcial Ver Currículo Lattes
    Felipe Gonzatti Mestre Ver lattes Horista Ver Currículo Lattes
    Juliana Rossa Doutora Ver lattes Parcial Ver Currículo Lattes
    Juliano Roman Doutor Ver lattes Horista Ver Currículo Lattes
    Leonardo Reffatti Mestre Ver lattes Horista Ver Currículo Lattes
    Paulo Henrique da Cruz Braz Mestre Ver lattes Horista Ver Currículo Lattes
    Rafael Henrique Sachet Mestre Ver lattes Parcial Ver Currículo Lattes
    Ricardo José Stein Doutor Ver lattes Integral Ver Currículo Lattes
    Ulisses Bisinella Mestre Ver lattes Integral Ver Currículo Lattes
  • Falar com o Coordenador


Fique por Dentro

Aqui você encontra as notícias do curso de Agronegócio

Ver todas as notícias