Faculdade Murialdo

O trabalho de conclusão de curso encerra um ciclo que marca todos os acadêmicos à espera da formatura. E na graduação de Medicina Veterinária da Faculdade Murialdo não é diferente. Tal trabalho é realizado por meio de um estágio obrigatório em uma das mais de 80 áreas da profissão.

 

A egressa da FAMUR, Andréia Caroline Maciel, 23 anos, teve a oportunidade de transformar o estágio em uma efetivação. Hoje, ela faz parte da equipe da Clínica Veterinária Império Para Gatos, localizada na cidade de Pelotas – RS, na área de medicina felina. Confira abaixo como foi a trajetória da estudante em seu estágio obrigatório:

 

Qual foi o principal aprendizado que você adquiriu ao realizar o seu estágio?

Estar dentro da rotina da medicina felina foi muito gratificante e pude aprender muito com cada paciente acompanhado. Consegui aperfeiçoar meu raciocínio clínico e a tomada de decisão frente a cada paciente.

 

Qual a importância desta fase na vida acadêmica?

O estágio curricular é o fechamento do curso, no qual temos a oportunidade de atuar na área de escolha, colocando em prática todo conhecimento adquirido durante os anos de graduação, tendo portas abertas para o mercado de trabalho.

 

Conte como foi o processo de escolha do tema. E por que você decidiu fazer o trabalho com este viés?

Sempre gostei da área, mas senti que queria me dedicar a ela no meio da graduação. É uma área crescente no mercado e que merece todo o cuidado voltado à espécie.

 

E a elaboração do trabalho, como foi? 

Durante a graduação somos motivamos para a escrita acadêmica, e isso sem dúvida faz muita diferença. No entanto, o trabalho final tem uma emoção diferente, queremos que saia tudo perfeito e às vezes esse sentimento nos atrapalha e não sabemos por onde começar. Sem dúvidas, o auxílio da professora orientadora e as anotações dos casos acompanhados a cada dia auxiliam muito na construção do trabalho.

 

 No que estará agregando à sua carreira profissional a realização deste trabalho? 

A vasta quantidade de casos acompanhados durante este período, juntamente com os profissionais que pude conhecer e aprender fizeram total diferença.

 

Para você, qual a importância da formação acadêmica e a relação com a sua vida profissional

Uma boa formação acadêmica e o interesse em estar sempre se aperfeiçoando tem total relação com o tipo de profissional que desejamos nos tornar ao ser apresentados ao mercado de trabalho.

 

Para quem vai iniciar o estágio agora, qual dica você deixa?

Escolha um local que você se identifique e que te dê liberdade para auxiliar na rotina, a prática faz toda a diferença! Tenha um caderno de bolso e anote tudo que for possível.

Questione os profissionais e troque ideia sobre os casos, tenha uma boa convivência com a equipe e não postergue a elaboração do trabalho escrito.

 

 

Fale um pouco sobre como foi este período que você passou na FAMUR?

Durante este período tive a oportunidade de conhecer pessoas e criar amizades que levarei para minha vida. Além disso, sempre procurei participar de tudo o que a faculdade oferecia, como palestras, monitorias, grupos de estudos e até mesmo estagiar no Centro Veterinário Murialdo como estagiária voluntária e remunerada.

 

 

Por que você escolheu estudar na Faculdade Murialdo?

Além da qualidade de ensino, a presença do Centro Veterinário e da Fazenda Escola são essenciais para a realização das aulas práticas. Outro fator importante é a proximidade que temos com os professores e demais profissionais da faculdade.

 

 

 

Imprimir